A camada de gelo da Groelândia tem perdido massa em níveis acelerados no século XXI, fazendo com que seja o principal contribuidor para o aumento dos níveis dos mares. Segundo dados publicados na revista científica Nature Communications Earth & Environment, as camadas de gelo encolheram a um ponto irreversível.
Esta perda vem acontecendo por décadas, mas, depois dos anos 2000, o ritmo tem acelerado e isso é uma consequência das mudanças climáticas. Se todo o gelo da Groelândia derretesse, o mar teria um aumento de nível de 6 metros, em média, o que é suficiente para inundar muitas cidades costeiras ao redor do mundo.
O estudo descobriu, através da análise de dados de 234 geleiras ao longo de 34 anos, que a neve anual não é mais suficiente para reabastecer as geleiras com neve e gelo perdido no derretimento do verão. Por isso, as reduções de emissões se fazem ainda mais necessárias, podendo desacelerar o derretimento. Mesmo que não seja possível reconstruir a camada de gelo da Groenlândia, é preciso considerar o rápido aumento do nível do mar e em como isso atingirá as populações costeiras.
A situação atual das geleiras da Groenlândia é um grande alerta para a humanidade.
Leia o artigo original, em inglês.